Angeologia

Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos. Atua em conjunto com a cirurgia vascular que se ocupa do tratamento cirúrgico das ditas doenças.

No Brasil, como em Portugal, as duas abordagens, clínica e cirúrgica, são realizadas por uma especialidade unificada que leva o nome de “Angiologia e Cirurgia Vascular”. Mas em muitos países, como a França, a Angiologia faz parte da Cardiologia (Doenças do coração e dos vasos) e a cirurgia vascular trata só das situações cirúrgicas. Neste caso, o ecodoppler vascular fica a cargo do cardiologista/angiologista o que liberta o cirurgião vascular e lhe permite concentrar-se nos inúmeros casos que requerem uma cirurgia.

Cirurgia vascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

A angiologia encarrega-se do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares. O tratamento clínico consiste em ações para promoçcão, prevenção, recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos usualmente.

A cirurgia vascular atua no diagnóstico, estudo e tratamento cirúrgico das enfermidades dos vasos. O tratamento cirúrgico pode ser da forma convencional – cirurgia através de incisões – ou por dentro dos vasos cirurgia endovascular.

Até o ano de 2006 no Brasil as duas abordagens, clínica e cirúrgicas, eram realizadas por uma especialidade unificada que levava o nome de “Angiologia e Cirurgia Vascular” . Entretanto, após várias discussões com sociedades de especialidades médicas foi separada em duas especilidades distintas, através da resolução CFM Nº 1.763/05.

Em Portugal, o internato de Angiologia e Cirurgia Vascular compreende 72 meses de prática clínica e cirúrgica com avaliação final (teórica, prática e curricular).

Entre as doenças vasculares passíveis de tratamento cirúrgico pode-se citar:

  •     Oclusões arteriais – Causadas geralmente por trombos ou placas ateromatosas

  •     Aneurismas – Dilatações arteriais

  •     Varizes – Dilatações venosas

  •     Anastomoses de artérias e veias – Para tratamento dos traumas vasculares

Também a confecção de fístula artério-venosa para realização de hemodiálise em pacientes portadores de insuficiência renal crônica em geral é conduzida por cirurgião vascular.

Fonte: Wikipedia

 Este site foi criado pela empresa LuchTech lucianotecnico@icloud.com

  • Hospital Unique
  • Hospital Unique
  • Hospital Unique

Telefone do Hospital Unique+55 62 3089-9000