Ultrasom abdómen Total

Embora muitos não saibam, a ultrassonografia (ou USG) tem fundamental importância na prevenção e diagnóstico de muitas doenças.  A USG examina os órgãos internos do paciente com o uso de ondas sonoras de alta frequência, e quando o ultrassom é com Doppler ainda é possível verificar o fluxo sanguíneo nos principais vasos. Dentre todos os tipos de ultrassom, temos a ultrassonografia do abdome total. Esse exame avalia os órgãos sólidos, vasculares ou cheios de líquidos dentro do nosso organismo.

É importante salientar que o exame de ultrassonografia não possui reações, contraindicações ou cuidados específicos após a sua realização, pois é um processo indolor, não invasivo e não utiliza radiação.

O QUE A USG DO ABDOME TOTAL VERIFICA?

A finalidade do ultrassom do abdome total é avaliar e verificar os órgãos internos, como fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, intestino, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais.

Desta forma é possível:

– diagnosticar a presença ou não de tumores, cistos, abscessos e outras massas no abdome.

– verificar ferimentos ou doença no fígado, na vesícula biliar, no baço, no pâncreas, nos rins ou outros órgãos dentro do abdome.

– diagnosticar a causa da dor abdominal.

– verificar pedras na vesícula biliar ou nos rins

– avaliar porque do crescimento de um órgão interno.

– verificar se há aneurisma presente na artéria aorta

– avaliar o estreitamento ou dilatação das artérias do abdome.

– diagnosticar algum dano no baço.

– diagnosticar alguma doença do fígado ou pancreatite.

HÁ UM PREPARO PARA O EXAME?

Antes de realizar o exame é necessário um preparo do paciente para que o médico ultrassonografista consiga realizar o exame precisamente. Na véspera do exame, o paciente deve fazer jejum de 8 horas. E no dia do exame deve beber 4 a 6 copos de água uma hora antes do exame e manter a bexiga cheia. Por quê? O jejum é necessário para possibilitar uma avaliação adequada da vesícula biliar, pois esse órgao está relacionado ao fígado e acumula bile para a digestão. Após as horas de jejum, a vesícula estará cheia e então, será possível através da USG verificar as paredes e cálclos no seu interior.

O jejum também é fundamental para diminuir a quantidade de gás no intestino. Se houver muito gás, poderá impedir ou dificultar a caracterização de alguns órgãos, pois o gás reflete as ondas do ultrassom. E a bexiga cheia é imprescindível para a avaliação correta de suas paredes e do seu conteúdo.

COMO É REALIZADA A USG DO ABDOME TOTAL?

Antes do exame em si, o médico fará uma breve avaliação do seu caso, junto com exames anteriores (se tiver) e demais informações. A ultrassonografia do abdome total em si procede como as demais USG: o médico aplica o gel sobre a região abdominal e utiliza o aparelho de ultrassom encostando na pele. Esse dispositivo transmite as imagens através das ondas de alta frequência que são enviadas em direção aos órgãos internos. Assim, é possível visualizar na tela as imagens geradas. Durante o exame pode ser necessário mudar de posição e segurar a respiração eventualmente também.

É importante ressaltar que há limitações na avaliação de ultrassom em pessoas obesas, pois há panículo adiposo mais espesso e menor condutibilidade das ondas sonoras.

E O RESULTADO DO EXAME?

O resultado do exame varia o tempo de entrega ao paciente, de acordo com a clínica ou hospital. Na LGASAÚDE, os laudos dos exames são entregues aos pacientes no mesmo dia, exceto em casos específicos que demandem mais tempo para a elaboração do resultado, como exames mais complexos ou que necessitem de comparações com exames anteriores. Desta forma, facilita para o paciente levar o exame e apresentar ao seu médico.

Lembre-se de sempre procurar profissionais especializados para exames como esse, precisão e conhecimento são importantes para diagnósticos precoces e tratamentos com resultados positivos. Consulte seu médico quanto aos exames necessários para seu bem estar.

 Este site foi criado pela empresa LuchTech lucianotecnico@icloud.com

  • Hospital Unique
  • Hospital Unique
  • Hospital Unique

Telefone do Hospital Unique+55 62 3089-9000